quarta-feira, 17 de julho de 2013

Dez passos para construção de uma casa

da Redação

     Toda construção pode parecer algo bastante complexo para quem não estudou engenharia ou arquitetura. Sem abrir mão da execução da obra por profissionais, é interessante que se faça o acompanhamento da construção, com algum conhecimento mínimo sobre importantes passos, por exemplo, para a
Foto: Ilustração


Foto: Ilustração
"Escolha da fundação certa é talvez maior segredo"
construção de uma casa. Pensando nisso, uma construtora, a Machado Freire, que atua em empreendimentos residenciais e comerciais no País, com a construção de casas, edifícios, obras comerciais e loteamentos desde 1989, informou sobre 10 importantes ações para o levantamento da obra.

A empresa, fundada em 1990, é responsável por empreendimentos e incorporações em bairros paulistanos como Alto de Pinheiros e Vila Mariana. Abaixo, confira os passos a serem dados, segundo a construtora:

1º passo: consiste em determinar a locação da casa, nivelar e marcar o terreno para que as fundações sejam executadas conforme o projeto estrutural e respeitando todos os recuos necessários em relação aos imóveis vizinhos.

2º passo: a fundação ou como era conhecida no passado, o "alicerce" da casa tem como função suportar todas as cargas dos diversos elementos da casa, tais como, telhados, lajes, pilares e vigas, paredes e seus revestimentos e transmiti-los ao solo.

A escolha da fundação certa é, talvez, o maior segredo para se evitar no futuro aquelas indesejáveis fissuras e trincas que transmitem muita insegurança aos moradores. Dependendo do tipo de terreno e da existência ou não de água logo abaixo da camada superficial, com o apoio de um especialista em solos ou cálculo estrutural, determina-se a fundação mais adequada e viável do ponto de vista econômico para a casa.

3º passo: se a fundação for do tipo profunda (estacas, ou "brocas" como muitas vezes são conhecidas) a terraplenagem pode ser feita antes para facilitar a movimentação dos equipamentos.

Quando falamos de uma fundação direta, sapata ou sapata corrida, deve-se preferir mexer o quanto menos no terreno (não aterrá-lo), pois a condição natural de um solo pode nos garantir maior resistência superficial a fim de suportar as cargas (pesos) a serem nele distribuídos.

Uma vez feita a fundação, deve-se tomar especial cuidado com a impermeabilização destes elementos para evitar que haja percolação (subida) de água do solo para as vigas e paredes da casa, que costumam "estourar" a pintura interna e externamente.

4º passo: uma dica importante para evitar sujeira e desperdícios é já concretar o contrapiso antes de subir as paredes.

Além da limpeza e racionalização, este procedimento ainda faz com que a obra seja mais rápida e garante economia na hora de escorarmos as peças estruturais (lajes e vigas), pois temos um "plano" onde apoiarmos estas escoras.

Algo muito importante, nesta etapa, é não esquecer de colocar todas as tubulações hidráulicas e elétricas necessárias e que estão projetadas para passarem pelo contrapiso.

5º passo: a elevação das alvenarias (paredes) deve ser acompanhada por profissionais de elétrica e hidráulica, para garantir que todas as tubulações necessárias e de maior bitola (diâmetro) já sejam colocadas, evitando assim cortes e rasgos após sua conclusão, diminuindo assim os custos da obra, evitando-se a geração de resíduos (entulho) e melhorando o cronograma para execução do projeto.

6º passo: as paredes já subiram e chegou a hora de concretar as lajes de cobertura e vigas de "respaldo". É necessário tomar muito cuidado com o escoramento de lajes e vigas para evitar um acidente e problemas na hora da concretagem. Se a opção é não ter um telhado, deve ser feita a impermeabilização com manta asfáltica para evitar infiltrações em tetos e paredes.

A manta só pode ser aplicada sobre uma superfície lisa, isto é, deve ser feita uma regularização com argamassa de areia e cimento já prevendo os caimentos para os ralos, para evitar empoçamentos e possíveis problemas futuros.

7º passo: se você optou por telhados (embutidos ou aparentes), deve tomar cuidado com o tipo de madeira ou estrutura que deverá receber as telhas. Como geralmente, escolhemos a telha primeiro, precisamos saber qual será o tipo e modelo, pois cada telha exige uma inclinação (caimento, geralmente, medido em percentual) e um dimensionamento de ripas, tanto quanto a sua espessura como seu espaçamento).

Se a opção for por telhas metálicas ou de fibrocimento, no lugar das ripas, teremos a preocupação com o espaçamento das terças para apoio das telhas.

Dependendo do tipo de telhado, teremos ainda oitões (paredes feitas para fechamento de vãos sob o telhado), empenas (paredes geralmente decorativas e que também servem para delimitar "panos" de telhados) e tabeiras (madeira colocadas na ponta dos caibros para acabamento inferior das telhas).

Um item muito importante quando falamos de telhados sem uma laje por baixo é a colocação de mantas de subcobertura para evitar a infiltração de água sobre forros ou mesmo pisos.

8º passo: sua casa já está pronta para receber os revestimentos. Antes da aplicação do chapisco sugerimos a execução de "barrados impermeáveis" internos e externos para auxiliar no combate à água que pode subir pelas paredes. Depois disso, conferir a posição e dimensões de todos os vãos de portas e janelas é fundamental para não termos retrabalhos e custos não previstos.

Quando for feito o revestimento de tetos (gesso liso, emboço ou forros de gesso ou madeira, por exemplo) e paredes, deve-se tomar ainda um cuidado especial com os "esquadros", "prumos" e "níveis" para garantir que pisos, azulejos, portas e janelas consigam ser instalados de forma adequada. Antes da execução dos revestimentos internos e externos, certifique-se que todas as tubulações, quadros e caixas elétricas foram instalados corretamente.

9º passo: chegou a hora dos acabamentos. Se as paredes e pisos foram adequadamente regularizados, você não terá problemas nesta etapa. É uma etapa muito cara, por isso, devemos ter muita cautela nas etapas que a antecedem.

Aproveite para verificar também se todas as enfiações já foram passadas e se as tubulações e registros de áreas molhadas (banhos, cozinha e lavanderia) estão bem posicionadas e fixas. Se ainda não foi feito, sugerimos que todas as tubulações hidráulicas sejam preenchidas com água para sabermos se há algum vazamento.

Depois do revestimento aplicado, o prejuízo pode ser muito grande. Outro cuidado muito importante é quanto à impermeabilização de áreas molhadas, especialmente, pisos de banhos e paredes dos boxes dos chuveiros.

É bastante comum depois de algum tempo de uso, meses ou até anos, começarem os problemas de vazamentos em tetos e paredes, caso não tenhamos tomado este cuidado.

10º passo: chegou a hora de deixar sua casa mais bonita, com a pintura, instalação de portas e janelas e colocação de bancadas e pias de mármore ou granito. Depois disto é só colocar as louças e metais e iniciar a limpeza final.


Nenhum comentário:

Postar um comentário