segunda-feira, 15 de julho de 2013

Quero aplicar por dois anos para ter um imóvel. Qual é a melhor opção?


Bússola

Mande sua pergunta para coluna duvidainvest@uol.com.br / twitter: @folha_mercado
-->
W.S., de Guarulhos (SP)
RESPOSTA DO PROFESSOR DA PUC-RIO E CERTIFIED FINANCIAL PLANNER ALEXANDRE CANALINI - A primeira questão a ser considerada é o perfil de risco dos investimentos que você pretende realizar.
Sabendo que você deverá usar os recursos acumulados logo após 24 meses, há uma grande restrição quanto a investimentos arrojados.
Você deverá concentrar seus investimentos em ativos conservadores para que não tenha perdas que tirem o seu poder de compra e o obriguem a diminuir o padrão do imóvel que irá adquirir.
A segunda questão a ser considerada é o tipo de investimento conservador no qual irá aplicar.
Como primeira opção recomendo procurar as Letras de Crédito Imobiliário (LCI) ou Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) indexadas ao CDI. Escolha um emissor com baixo risco e considere que geralmente há resgates somente na data de vencimento.
Como segunda opção considere a aquisição de Letras Financeiras do Tesouro por meio do Tesouro Direto (programa que permite a aplicação em títulos públicos por meio da internet). A compra pelo programa trará descontos nos custos de aquisição desses títulos.
Como seus investimentos não podem ter riscos, sua principal preocupação será a boa qualidade de crédito dos emissores dos títulos e a possibilidade de resgate na data em que você precisará dos recursos para comprar o imóvel.
-
EU INVISTO EM
Val Marchiori, socialite
"Eu invisto em caminhões. Após a recuperação da crise de 2008, o Brasil começou a ter uma revitalização do setor de transporte rodoviário. Uma oportunidade única para se investir"