quarta-feira, 19 de junho de 2013

Impressão de casa em 3D pode levar 220 anos

Imobiliária faz cálculos com base na residência média dos Estados Unidos


CNET


casa impressora 3d
Uma das ideias mais interessantes que pode sair do papel com a evolução da tecnologia de impressão 3D é a criação de casas. Entretanto, segundo a imobiliária Movoto, ainda há um longo caminho a percorrer para que esta ideia se popularize.

A companhia criou a "3D Print Your House Calculator" ("Calculadora Imprima sua casa em 3D"), que com base nas características do imóvel, faz uma estimativa de tempo e custos para a produção dos tijolos que formarão a casa. E a casa média dos Estados Unidos tomaria 220 anos e US$ 330 mil para produção do material.

O cálculo é feito com base na capacidade da MakerBot Replicator 2, dispositivo mais acessível ao público, para criar um bloco de 20,3 cm x 8,9 cm x 7 cm. Cada bloco precisa de US$ 12 em plástico para ser produzido. Assim, a calculadora estima o número de blocos necessários para reproduzir a  casa, cabendo ao usuário estabelecer o tamanho do imóvel (em pés quadrados e número de andares).

Não estão inclusos nas contas janelas, portas, assoalho... nada além das paredes e teto da casa.

Apesar das notícias negativas, isso não significa que a impressão de casas não se tornarão uma realidade. Há arquitetos trabalhando no desenvolvimento de imóveis impressos em 3D, mas utilizando dispositivos de tamanho industrial, capazes de realizar a tarefa de forma muito mais eficiente. Segundo a CNET, isto significa apenas que a tecnologia de impressão caseira ainda tem muito a evoluir para chegar a este ponto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário