quarta-feira, 19 de junho de 2013

Inflação do aluguel avança na segunda prévia de junho, diz FGV

O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), usado para reajustar a maioria dos contratos de aluguel, registrou variação de 0,74% na segunda prévia de junho, contra 0,01% no mesmo período do mês anterior, segundo divulgou nesta terça-feira (18) a Fundação Getulio Vargas (FGV).
ENTENDA A INFLAÇÃO, SUAS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS
A inflação é uma alta persistente e generalizada dos preços. Provocada pelo desequilíbrio entre oferta e demanda, pelo excesso de moeda ou por gastos públicos elevados, entre outras causas, ela provoca perda do poder de compra e reduz a eficiência da economia. Leia mais
 No ano, o índice acumula alta de 1,73% e, em 12 meses, de 6,30%.
Utilizado no cálculo do IGP-M, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) apresentou variação de 0,60%, contra deflação de 0,20% em maio.
Também integrante do cálculo do IGP-M, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) registrou variação de 0,38%, no segundo decêndio de junho, ante 0,31%, no mesmo período do mês anterior. A principal contribuição partiu do grupo habitação (de 0,12% para 0,66%).
Na segunda prévia de junho, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) variou 2,41%, contra taxa foi de 0,68%. O índice relativo a Materiais, Equipamentos e Serviços registrou variação de 0,64%. No mês anterior, a taxa havia sido de 0,50%. O índice que representa o custo da Mão de Obra registrou taxa de 4,05%, no segundo decêndio de junho. Na apuração referente ao mesmo período do mês anterior, o índice variou 0,85%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário