Eugênio Moraes/Hoje em Dia
Mercado: imóveis antigos de Minas recuperam valorização
DESVALORIZAÇÃO - Quem compra imóvel tombado precisa saber que há restrições de uso

Os imóveis tombados foram rejeitados pelo mercado imobiliário, por muito tempo, devido à desvalorização, alto custo da restauração e restrições de uso. Entretanto esse tipo de construção tem se tornado cada vez mais atrativa, pois aumenta a possibilidade de explorar o maior potencial construtivo e inovar no projeto arquitetônico, tornando-o arrojado ao unir antigo e moderno.

Segundo o presidente da Comissão de Direito Imobiliário da OAB-MG, Kênio Pereira, a capital tem uma pequena área disponível para construção, o que estimula a valorização de terrenos vazios e a compra de imóveis tombados para viabilizar novos empreendimentos.

"Os construtores têm usado criatividade para aproveitar o potencial construtivo do imóvel tombado e aumentar a área construída dos terrenos confrontantes, possibilitando a edificação de imóveis de maior porte", disse.


Potencial

Arquiteta da Construtora Líder, Gisele Brandão compartilha a opinião de Pereira e acrescenta que, em função da Lei de Uso e Ocupação do Solo, o terreno potencial normalmente é pequeno para grandes obras.

"A vantagem do imóvel tombado é que ele pode ser adaptado com outras funcionalidades. Há ainda Unidade de Transferência do Direito de Construir (UTDC), que possibilita uma construção maior", afirma.

A arquiteta destaca que a união de estilos é uma das apostas da empresa. "Um dos objetivos é mostrar que passado e futuro podem se encontrar harmoniosamente nos dias atuais, com a capacidade de preservar o charme e o requinte do passado".

Um dos projetos da empresa é restaurar e preservar as características originais de uma casa tombada na zona Sul, no bairro de Lourdes, hoje de propriedade da construtora, e levantar um prédio no restante do terreno. Na obra, onde há uma casa da década de 30, com tombamento integral, será feito restauro e preservação de todas as características.

Leia  mais na Edição Digital.