segunda-feira, 22 de abril de 2013

80 famílias do Jardim Ipiranga têm moradias Regularizadas

PROGRAMA CASA LEGAL
Mais de 50 bairros aguardam regularização
Telma Silvério

telma.silverio@jcruzeiro.com.br

"Agora tenho o que deixar para os meus filhos e netos", comemorou o aposentado Braz Martins, 68 anos, após receber a escritura definitiva do imóvel em que vive com a família há mais de 25 anos. Ao todo 80 famílias do Jardim Ipiranga tiveram suas moradias regularizadas, com a entrega oficial dos documentos na manhã de ontem, na Casa do Cidadão do bairro, por meio do Programa de Regularização Fundiária Casa Legal.

A primeira moradora a ser beneficiada foi Eva Aparecida Azevedo, 55, que chegou antes de começar a cerimônia, na companhia da filha, do genro e o neto. Moradora da rua 11, Eva aguardava por esse momento há mais de 20 anos, então fez questão de comparecer ao local mesmo com a saúde debilitada, e dependendo de um cilindro de oxigênio para poder respirar.

O prefeito Antonio Carlos Antonio Pannunzio afirmou que as famílias não têm qualquer despesa com cartórios e Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) para obter suas escrituras. Pelo menos 300 outros documentos de várias regiões da cidade estão assinados nos cartórios, adiantou o secretário da Habitação, Hélio Godoy. Mais de 50 bairros aguardam pela regularização fundiária, sendo o Jardim Ipiranga pioneiro ao receber o programa Casa Legal, destacou o secretário. Pannunzio prometeu mais de 20 mil escrituras até o final de sua gestão.

Godoy comentou que os projetos de urbanização no bairro prosseguem, assim como o cadastro das famílias que querem ter casa própria, que é realizado por meio do Programa Nossa Casa.

Ainda durante a entrega das escrituras no Ipiranga, nas presenças de secretários e vereadores, o prefeito destacou que a habitação é prioridade em seu governo e anunciou um total de 5.806 novas moradias. "Meu compromisso de campanha era 5 mil", calculou. Um dos conjuntos com início dos trabalhos preliminares para a construção dos apartamentos fica numa área do bairro Caguaçu. Além da entrega dos documentos, a Casa do Cidadão do Jardim Ipiranga permaneceu aberta para inscrever as famílias interessadas no Programa Habitacional Nossa Casa, e também funcionou como posto de vacinação no dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe.

Ipiranga x Lilu
 
Quando chegou do Paraná para morar em Sorocaba, no final da década de 70, Braz Martins veio com a esposa Zoraide Barbosa Martins e dois filhos. Disse ter morado em pelo menos dois bairros. Mas em 87 fixou residência no antigo bairro conhecido como Jardim Lilu. "Os barracos eram todos grudadinhos e não tinha nada", descreveu. Para poder sustentar a família, que cresceu no bairro, Martins trabalhou em várias empresas e até como caseiro. Hoje ele se diz realizado e feliz onde vive, principalmente pelo fato de ter em mãos a escritura de sua casa. Sua nora, a dona de casa Elen Cristina, 24, que é mãe de Beatriz, 9, e Cauã, 2 anos, contou que o Ipiranga dos dias atuais é um bairro do qual os moradores se orgulham.

Nenhum comentário:

Postar um comentário