quarta-feira, 24 de abril de 2013

Notas Imobiliárias

* ADEMI/RJ

     Alô? Alô? Alô?
(O Globo, Luciana Calaza, 21/abr)

Ao procurar imóvel para comprar ou alugar, o que você verifica: se a vista é indevassável, se o sol é da manhã, se o chuveiro funciona? E se há sinal de telefonia móvel, lembra de checar? Pois a maioria dos potenciais proprietários e inquilinos que chega às imobiliárias não lembra. Só para um público (ainda) restrito, este é um pré-requisito tão ou mais importante que os demais. É gente que já passou por maus bocados por conta da impossibilidade de falar ao telefone celular dentro da própria casa.

Novos, sustentáveis e certificados

Foto:


(O Globo, 21/abr)

Em até três meses, o Museu de Arte do Rio (MAR) pode receber uma certificação que apenas 54 museus no mundo têm: o selo Leed (Leadership in Energy and Environmental Design) de sustentabilidade. No Rio, o Museu do Amanhã (MDA) e o Museu da Imagem e do Som (MIS), ambos em construção, também pleiteiam a certificação, que só é concedida alguns meses após o início do funcionamento dos prédios. Em todo o mundo, há 170 museus à espera do Leed.

Secovi ensina a usar o gás com segurança
(Extra, 21/abr)

No próximo dia 30, o Secovi Rio promoverá o evento Fala Síndico, que tratará do uso seguro do gás. A palestra será na avenida Almirante Barroso 52, no Centro. As inscrições, pelo site secovi-rio.com.br, são gratuitas.

Projetos populares
(O Dia, 21/abr)

O site bim.bon, de produtos para construção, está com inscrições abertas para a edição 2013 do Prêmio bim.bon de Arquitetura. O concurso, para arquitetos e decoradores, irá selecionar os melhores projetos de habitação de baixo custo. Podem participar estudante ou profissional da área. Há prêmios em dinheiro e o resultado será divulgado em junho.

Mais moradias
(O Dia, 21/abr)

O Complexo do Alemão vai ganhar 900 imóveis do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. As moradias serão construídas a partir do segundo semestre. As unidades vão ser entregues a famílias removidas de áreas de risco ou de prédios invadidos, que hoje vivem com o aluguel social pago pelo Governo do Estado.

Empreendimento olímpico no Recreio
(O Dia, Cristine Campos, 21/abr)

O Recreio continua atraindo construtoras e pessoas interessadas em morar ou investir no bairro. Este cenário positivo se deve às belas praias e às obras de melhorias em infraestrutura, como a Transoeste, a ampliação da avenida das Américas e o Túnel da Grota Funda.

Para deixar a casa mais fresca
(O Fluminense, Prisca Fontes, 21/abr)

Se as altas temperaturas tornaram a casa abafada durante o verão, é chegada a hora de preparar o ambiente para enfrentar a próxima onda de calor. Para amenizar o desconforto dentro de casa provocado pelos dias quentes, há muito mais a fazer do que simplesmente ligar ventiladores e aparelhos de ar-condicionado. Reformas e ajustes na decoração são capazes de deixar os ambientes mais arejados e agradáveis, seja ainda no projeto ou quando já está habitada.

Trocando o nome
(O Globo, Ancelmo Gois, 20/abr)

Em 2014, após uma reforma, o hotel Caesar Park, em Ipanema, passará a se chamar Sofittel So, como as que a rede tem nas Ilhas Maurício e na Tailândia. Em janeiro, como se sabe, a Sofitel comprou o hotel de Ipanema.

O melhor de Milão, por brasileiros
(O Globo, Karine Tavares, 21/abr)

Todo mês de abril os olhos do mundo do design se voltam para Milão, onde acontece a principal feira internacional do setor. E entre os milhares de visitantes há sempre uma caravana de profissionais brasileiros antenados que vão conferir os lançamentos de móveis e objetos, saber o que é tendência, conhecer os novos talentos. Este ano o Morar Bem pediu a alguns desses arquitetos, designers e empresários de decoração que elegessem seus ambientes e peças favoritos.

Um Rio de novos traços
(O Globo, Audrey Fularneto, 20/abr)

Eles assinam alguns dos principais projetos que serão erguidos no Rio nos próximos anos. Definir seu estilo, porém, é algo difícil. Plural, sem dogmas ou características definidas, a nova arquitetura carioca precisa ser mapeada, e a tarefa foi assumida pela Universidade de Columbia. Desde o mês passado, o braço da escola no país, o Studio-X, instalado na Praça Tiradentes, vem organizando encontros para entender o que define essa nova geração que desenha o Rio.

Centésima
(O Globo, Negócios & Cia, 20/abr)

A Accor, rede hoteleira, chegou a cem unidades na América Latina, com abertura do Ibis Feira de Santana (BA), este mês. Até 2016, quer estar em mais 53. Hoje, tem 215 unidades.

Design brasileiro
(O Globo, Ancelmo Gois, 20/abr)

Paulo e Bernardo Jacobsen, arquitetos responsáveis pelo MAR, estiveram na Feira de Design de Milão. Conversaram com a Frau, centenária empresa europeia de móveis, para juntos lançarem uma linha de mobiliário desenhada pela dupla.

Arquitetura de design
(Jornal do Commercio, Marcia Peltier 22/abr)

O inglês John Hitchcox, chamado pelo jornal britânico The Independent de "a Miuccia Prada do mercado imobiliário" e dono de uma fortuna estimada em US$ 137 milhões desembarca no mercado nacional em maio. Seu Studio Yoo, empresa que mantém desde 1999 com Philippe Starck, irá abrir um escritório em São Paulo, na E-Tower, na Vila Olímpia. Os outros escritórios da Yoo, fora da Inglaterra, ficam em Hong Kong e na China.

De olho nas expectativas
(O Globo, George Vidor, 22/abr)

O primeiro grande empreendimento imobiliário na zona portuária do Rio que contempla também apartamentos residenciais será lançado em junho. Na verdade já está em construção. É um conjunto de prédios comerciais e residenciais que será usado inicialmente nos Jogos Olímpicos de 2016, como vila para os árbitros e a chamada mídia não credenciada.

Anuário
(Extra, 21/abr)

A segunda edição do Anuário do Mercado Imobiliário Brasileiro, da administradora Lopes, indica que os lançamentos imobiliários chegaram a R$ 80 milhões em 2012, uma queda de 7% diante de 2011.

* Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (ADEMI/RJ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário