quinta-feira, 4 de abril de 2013

Como declarar a casa própria financiada pela Caixa por 30 anos?

1 - Como declarar a casa própria financiada pela Caixa por 30 anos? M. J.
Em um financiamento em que o imóvel é dado em garantia, como costuma acontecer no SFH (Sistema Financeiro de Habitação), deve ser informado, na ficha "Bens e Direitos", somente o valor já quitado do imóvel. Assim, em 31/12/11 o valor será zero e em 31/12/12, o valor informado será equivalente ao das prestações pagas em 2012. No próximo ano, o contribuinte deve sempre acrescentar ao valor do ano anterior o que vai sendo pago de prestação no ano.

2 - Comprei imóveis no nome dos meus filhos, cujos bens estão relacionados na minha declaração. Os bens serão baixados dessa declaração e transferidos para a de cada filho. Os valores de cada bem terão alguma tributação nas declarações dos filhos ou do titular? C.A.
Não haverá nenhum tipo de tributação neste caso. Na declaração do contribuinte, é preciso dar baixa no imóvel. Na declaração dos filhos, devem ser lançadas, na ficha " Bens e Direitos", os imóveis que estão no nome deles. Nas colunas 31/12/2011 e 31/12/2012 devem ser informados os mesmos valores que constavam na declaração dos pais.

Fontes: Glézio Rocha e Sebastião Luiz Gonçalves dos Santos, do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário