quarta-feira, 10 de abril de 2013

Expansão do Minha Casa Minha Vida Rural Portal do Agronegócio

O evento, realizado pela Federação de Agricultura e Pecuária do Tocantins (FAET), apresentou para as mais de 200 pessoas presentes, todo o procedimento para a execução do convênio do programa em parceria com a Caixa Econômica Federal.

Durante a abertura do Seminário, a presidente do Sistema CNA/FAET/SENAR relatou os números alcançados pelo MCMVR durante os primeiros 13 meses. Dos cinquenta municípios que já encaminharam demanda, já visitamos 19, o que resulta em 1098 famílias visitadas, habilitando 644 famílias. Já estão com processo em trâmites na Caixa, 468 casas, além das 40 em processo de construção, afirmou Kátia Abreu.

A Senadora falou ainda da necessidade da parceria efetiva dos mobilizadores para uma maior agilidade nos trâmites do processo da execução dos convênios, para se chegar à construção das casas. ?Das 1.098 famílias visitadas de demandas encaminhas pelos mobilizadores dos 50 municípios, cerca de 50% não se enquadravam nas exigências do programa e não podem ser beneficiadas. Precisamos nos unir, vocês precisam ajudar na seleção das famílias para que o processo seja agilizado, falou a Senadora Kátia Abreu.

O prefeito de Chapada Natividade, Djalma Rios, primeiro município a receber as casas do programa, compartilhou a experiência de ter conseguido 40 casas para os moradores da zona rural do município. Quando a gente visita essas pessoas que ganharam as casas, temos a certeza de que valeu a pena o esforço. É gratificante saber que ajudamos uma pessoa a realizar o sonho da casa própria, relatou Rios.

O coordenador estadual do programa MCMVR, explicou quais os procedimentos para que o processo seja liberado conforme exigência do programa e o gerente regional da caixa econômica federal, Jairan Bandeira, apresentou o fluxo de contratação do programa nacional de habitação rural. Ambos os palestrantes ao final do evento abriram espaço para que os mobilizadores tirassem as dúvidas.

Ao final do evento a presidente do sistema CNA/FAET/SENAR, Kátia Abreu, anunciou que será feita a premiação para o prefeito que conseguir mobilizar um maior número de famílias para receber as casas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário